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Dicas para reduzir trocas e devoluções nas vendas online

Primeiramente, o que é a logística reversa para o e-commerce?

A logística reversa é uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce, que geralmente acontece quando a troca ou devolução de um produto é solicitada pelo cliente.


Agora, você sabia que em alguns casos, os gastos com a logística reversa podem variar de 3% até 15% do seu faturamento?

Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) realizou a pesquisa “Políticas de Logística Reversa” com 188 companhias brasileiras de equipamentos eletrônico e constatou que metade delas gasta 5% do faturamento com o retorno dos produtos no setor de equipamentos eletrônicos.


Confira a seguir algumas dicas para diminuir as trocas e devoluções na sua empresa:

- Seja transparente nas descrições dos anúncios e não prometa o que você não pode cumprir

Tem coisa pior do que comprar uma coisa e receber outra: Os anúncios precisam ser claros, para que o cliente não tenha dúvidas sobre o que está comprando e o que vai receber.


- Aprenda com os erros

Recebeu um feedback sobre o seu serviço ou produto: Pense em como você pode fazer para que não aconteça situações semelhantes e atualize o seu anúncio.


- Responda sempre as dúvidas dos clientes

Separar um tempo na sua rotina para responder as dúvidas ajuda no alinhamento das expectativas entre produto e cliente.


Fique atenta a frequência em que a sua empresa recebe solicitações de trocas e/ou devoluções, em muitos casos a alta demanda desses pedidos está atrelada a definições estruturais e requerem realinhamentos estratégicos na empresa, como mudança de matéria-prima, fornecedores ou outros parceiros.


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