top of page

Dicas para reduzir trocas e devoluções nas vendas online

Primeiramente, o que é a logística reversa para o e-commerce?

A logística reversa é uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce, que geralmente acontece quando a troca ou devolução de um produto é solicitada pelo cliente.


Agora, você sabia que em alguns casos, os gastos com a logística reversa podem variar de 3% até 15% do seu faturamento?

Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB) realizou a pesquisa “Políticas de Logística Reversa” com 188 companhias brasileiras de equipamentos eletrônico e constatou que metade delas gasta 5% do faturamento com o retorno dos produtos no setor de equipamentos eletrônicos.


Confira a seguir algumas dicas para diminuir as trocas e devoluções na sua empresa:

- Seja transparente nas descrições dos anúncios e não prometa o que você não pode cumprir

Tem coisa pior do que comprar uma coisa e receber outra: Os anúncios precisam ser claros, para que o cliente não tenha dúvidas sobre o que está comprando e o que vai receber.


- Aprenda com os erros

Recebeu um feedback sobre o seu serviço ou produto: Pense em como você pode fazer para que não aconteça situações semelhantes e atualize o seu anúncio.


- Responda sempre as dúvidas dos clientes

Separar um tempo na sua rotina para responder as dúvidas ajuda no alinhamento das expectativas entre produto e cliente.


Fique atenta a frequência em que a sua empresa recebe solicitações de trocas e/ou devoluções, em muitos casos a alta demanda desses pedidos está atrelada a definições estruturais e requerem realinhamentos estratégicos na empresa, como mudança de matéria-prima, fornecedores ou outros parceiros.


45 visualizações1 comentário

1件のコメント


Gracie Johnson
Gracie Johnson
2022年11月17日

Assignment making is very important and for doing this properly, one should go for the php assignment help rather than wasting time on it.

いいね!
bottom of page